quinta-feira, 3 de março de 2016

Abalo sísmico é registrado no interior de PE; na semana passada tremor foi sentido na PB

No dia 23 de fevereiro, o abalo que marcou 3.8 na escala Richter atingiu um raio de cerca de 100 Km, e foi sentido ate na Paraíba


O maior abalo foi de magnitude 3.3 na escala Richter (Foto: Divulgação)
Tremores de terra voltaram a ser registrados hoje (2), no município de São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O maior abalo ocorreu às 2h20, de magnitude 3.3 na escala Richter, e chegou a ser sentido na cidade de Caruaru.
 A todo, foram 70 tremores da zero hora até às 6h40 da manhã, mas a maioria não foi sentida pelos moradores, sendo captada somente por equipamentos. Ás 11 horas, novo tremores ocorreu.
Na semana passada, dia 23 de fevereiro, o abalo que marcou 3.8 na escala Richter atingiu um raio de cerca de 100 quilômetros, e foi sentido, em maior ou menor proporção, em 30 cidades, inclusive da Paraíba.
Desta vez, a magnitude chegou a 2.2 na escala que vai até 9. “Mas isso só ocorre em países como Chile e Japão. Os de São Caetano são tremores pequenos. Acima de 5, 5,5 que é perigoso”, esclarece o técnico em sismologia do laboratório da UFRN, geofísico Eduardo Alexandre Menezes.
Falhas
A região é considerada sísmica, ou seja, periodicamente há tremores no solo, resultados de pequenas falhas geológicas que se movimentam. A energia gerada pela atividade se dissipa até a superfície onde o abalo é sentido.
A equipe da universidade está instalando 7 estações sismográficas em São Caetano para acompanhar os tremores com precisão. Cinco já foram implantados. Os outros dois devem ficar prontos até amanhã (3).
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário