quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em protesto contra omissão de governo Coutinho, Itaporanga fecha estrada nesta sexta-feira

A decisão do protesto contra a omissão do governo Coutinho que levou Itaporanga a um colapso em seu abastecimento d’água nasceu na manhã desta terça-feira, 5, durante reunião de uma comissão formada na audiência pública realizada pela Câmara Municipal no mês passado para discutir a problemática hídrica da cidade.

Sem nenhuma resposta do governo estadual quanto à adutora emergencial, obra cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador em junho, mas não cumprida, o que deixou a cidade em estrema dificuldade por falta d’água, a comissão decidiu convocar um protesto popular para a próxima sexta-feira, 8, véspera do aniversário da cidade, quando a BR-361 será fechada na saída para Piancó.

Populares estão sendo convocados para interditar a estrada durante todo o dia, a partir das 6h da manhã. Carros e motos serão impossibilitados de entrar ou sair da cidade pela BR-361 durante a manifestação, com exceção de viaturas policiais e ambulâncias.

A comissão é formada por representações de várias entidades não governamentais e públicas. Presentes na reunião desta terça que decidiu pelo manifesto estavam Paulo Porcino, representado a maçonaria; João Guimarães e Neném de Adailton, integrantes da Câmara Municipal; Julinho Santos representando a fundação humanitária José Francisco de Sousa; Manoel Osmindo representando o sindicalismo rural; e outros segmentos populares representados pelo subtenente Edgley Alves e Paulo Rainério.

O protesto vai cobrar o início da implantação da adutora emergencial para o transporte de água do açude de Nova Olinda para Itaporanga e também ações de socorro à população urbana, grande parte da qual já sofre com a falta d’água, através de carro-pipa e perfuração de poços para amenizar os efeitos do colapso hídrico. A expectativa do próprio escritório local da Cagepa é que a água não chegue à segunda quinzena deste mês. Foto: local do açude de Cachoeira onde a água é captada pela Cagepa: colapso é uma questão de dias.

Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário