Por falta de registro de algum acontecimento importante em nossa história, repassamos um escrito do conterrâneo João Dehon Fonseca.
Itaporanga apesar de ser uma cidade afeita à cultura, costuma rasgar as páginas de sua história.
Onde foram parar os prédios históricos de Itaporanga? Que Conceição e Piancó conservam tão bem os seus. Aonde estão as nossas bandas de cabaçal que saiam por nossas ruas durante as festas tradicionais da cidade? Aonde está nosso pastoril com imponentes pastorinhas, mestras, contra mestras, dianas, ciganas e borboletas que durante nove dias disputavam uma guerra de cultura e tradição? Cadê nosso corso carnavalesco com mais de dez blocos enfeitando nossas ruas? Onde foi parar nosso teatro com peças como: "O alto da Compadecida"; " O soldado de roliça"; "A mulher que veio de Londres"; Os dois Sargentos"; "Almas sertanejas"; "A bomba" e tantas outras apresentadas em nossa terra, por jovens da terra.
Nossos esportes desapareceram e as nossas Gincanas culturais não existem mais.
Convém salientar que a maioria desses acontecimentos tinham a frente Padre Zé e Fernão Dias.
Simplesmente rasgaram a nossa história e como se não bastasse, uma pequena homenagem que é feita decretando feriado o dia da morte de Zé Sinfronio, esse dia não é cumprido.
Gente! Já que esqueceram em apenas 9 anos de JOSÉ SINFRÔNIO DE ASSIS FILHO, por favor lembre- se de Padre Zé, foi ele o fundador da Cruzada Eucarística que deu tão boa formação cristã a tantos jovens como: Francilda Araujo, Bivinha, Lucila, Valderez, Cidinha de Eládio, Izinha, Drª. Emília Crisanto, Ritinha, Maria Morato, Arlene, Drª. Norinha, José Assimário Pinto, Damião Barreiro, Antonio Fonseca, Luís Alberto, Paulo Henrique Costa, José Cirilo, Valdemi Cabral, Valdeck Cabral, Hugo Mangueira, Aderbal Pinto, José Almeida, Alvaro Almeida, Amauri Almeida,etc, etc e passaria três ou quatro dias relacionando homens e mulheres, se bem que hoje têm uma formação ímpar graças à Cruzadinha. Foi esse mesmo Padre que fundou a Escola Paroquial de onde saíram jovens para se destacarem em todo recanto desse mundo. PADRE ZÉ criou o Ginásio; a Filarmônica Manoel Firmino; brigou junto com Adailton Teodulo pela abertura do Hospital, foi o grande incentivador de Francisco Clementino no processo que trouxe energia elétrica para Itaporanga; pediu ao então Deputado federal Wilson Braga para instalar a Sic Vale e assim depois da capital a unica região que ficou se comunicando através da telefonia foi o Vale do Piancó.
Meus queridos VEREADORES, meu QUERIDO PREFEITO, o monumento religioso mais bonito da PARAÍBA é o nosso Cristo, sem contar que nossa CATEDRAL é uma das mais belas do Brasil e foi o Padre Zé quem a remodelou.
DIA 19 DE SETEMBRO, tem que ser feriado em Itaporanga e eu vou ao extremo, tirem 7 de Setembro, mas não rasguem a Biografia de JOSÉ SINFRÔNIO DE ASSIS FILHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário