Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A cidade de Aguiar está prestes a receber um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da modalidade I, o qual tem como característica o atendimento a dependentes de álcool, crack e outras drogas, hoje um grave problema regional. Na última sexta-feira, 19, cerca de 35 profissionais da saúde local, que poderão trabalhar no futuro Caps, participaram de uma capacitação com uma equipe da cidade de Conceição.
O treinamento foi realizado na sede do Cras e, entre os presentes, asecretária de Saúde do município, Eliana Lopes, e o prefeito Tintin Guedes, entusiastas e baluartes do projeto. Previsto para ser implantado até o mês de abril, o Caps de Aguiar atenderá pacientes do município-sede e da vizinha Igaracy, uma recomendação aceita pelo Ministério da Saúde para que fosse possível o cumprimento da exigência populacional (hoje em torno de 12 mil habitantes) necessária à sua instalação. “Mas a Prefeitura de Igaracy não vai gastar com nada”, enfatizou a secretária.
Uma parceria do Governo Federal com as Prefeituras brasileiras, o Caps de Aguiar deverá funcionar no prédio de uma antiga creche municipal, localizada no centro da cidade, e prestar um serviço psicossocial importante ao público alvo, diante de um problema que hoje afetas centenas de pessoas nos dois municípios, gerando enfermidades, violência e isolamento. Fotos: prefeito falou durante evento de capacitação dos profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário