domingo, 31 de janeiro de 2016

Ponte do Classic Hall cede e deixa mais de 50 feridos em baile

ponte
A ponte que dá acesso ao Classic Hall, onde aconteceu na noite do sábado (30) o Baile Municipal do Recife, caiu por volta das 23h, quando a festa já tinha começando, deixando 52 feridos. A estrutura de ferro não aguentou o peso dos foliões que tentavam acessar a casa de festas e muitas pessoas caíram dentro do lago artificial.
A ponte estava cheia no momento do acidente. O Samu e o Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros socorros aos feridos, que foram levados para vários hospitais do Recife. De acordo com o Samu, 22 vítimas foram transferidas para unidades de saúde e 30 pessoas foram atendidas no posto de saúde do Classic Hall.

Acesso ao Classic Hall teve que ser feito por outros locais após o incidente (Foto: Júnior Bezerra / Reprodução WhatsApp)Acesso ao Classic Hall teve que ser feito por outros locais após o incidente (Foto: Júnior Bezerra / Reprodução WhatsApp)
MaisPB

Acusados de matar e decapitar jovem são presos

dupladecapitar
A Polícia Civil da Paraíba, por meio de um trabalho realizado pelo Grupo Tático Especial (GTE) da 15ª Delegacia Seccional, com sede na cidade de Patos, prendeu, na tarde desse sábado (30), Francinaldo Pereira da Silva, de 21 anos, e Ruberlândio Germano de Moura, de 25 anos. A dupla é suspeita de matar a golpes de faca e decapitar Luis Américo da Silva Neto, de 17 anos, na última sexta-feira (29).
De acordo com o delegado titular da 15ª seccional, Sylvio Rabelo, o crime aconteceu próximo à Barragem da Farinha e a dupla já conhecia a vítima. “Encontramos o corpo decapitado no local. Começamos as investigações em conjunto com a Polícia Militar e com informações da população e com outros levantamentos conseguimos prender os autores do homicídio, em flagrante, no bairro do Jatobá”, disse a autoridade policial.
O delegado ainda informou que durante o depoimento a dupla confessou ter cometido o assassinato. “Eles alegaram que a vítima teria tentado roubar a casa do Ruberlândio e por isso eles o executaram de forma brutal”, finalizou o delegado. A dupla foi encaminhada para o Presídio de Segurança Máxima Procurador Romero da Nóbrega, em Patos, onde deverão aguardar as decisões judiciais.
MaisPB

Para especialistas, uso do cheque em transações bancárias não será extinto

A única coisa que parece clara é que os talões de cheque estão perdendo espaço
Entre 2014 e 2015, a queda no número de cheques compensados ficou em 11% (Foto: Agência Brasil)
Apesar da crescente redução no uso do cheque pelos brasileiros em transações financeiras, ele não será extinto. Essa é a avaliação de especialistas consultados pela Agência Brasil. Para eles, o dinheiro de papel continuará tendo uma utilização residual, principalmente em operações nas quais é necessário manter um registro formal do pagamento.
A origem desse meio de negociação, muito popular no Brasil até o fim dos anos 90, é incerta. Segundo o Banco Central, há relatos de que os romanos teriam inventado o cheque, por volta de 352 antes de Cristo. Outras informações dão conta de que o cheque teria nascido na Holanda, por volta de 1.500, quando as pessoas começaram a depositar seu dinheiro com cashiers (caixas).
A única coisa que parece clara é que os talões de cheque estão perdendo espaço. Pesquisa divulgada este mês pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que, em 20 anos, o número de cheques compensados no país despencou 79,84%, passando de 3,3 bilhões, em 1995, para 672 milhões em 2015. Paralelamente, o número de contas bancárias aumentou de 39 milhões, em 1995, para 108 milhões em 2014, uma alta de 176,9% em 19 anos. Ou seja, a derrocada do cheque ocorreu paralelamente a um período de forte inclusão financeira no país.
Segundo o diretor de Operações da Febraban, Walter Farias, o fator decisivo para o abandono do cheque foi a popularização dos meios de pagamento eletrônicos. Ele cita como marco a implementação da Transferência Eletrônica Disponível (TED), em 2002.  "Ali, começou a ter uma migração da utilização de cheques para a TED, que faz com que o dinheiro caia no mesmo dia. O cheque, pode demorar de 24 a 48 horas", comenta. Ele lembra que a TED começou com um limite mínimo alto, de R$ 5 milhões, para que fosse permitida a transferência.
No entanto, ao longo do tempo, a modalidade foi se tornando mais acessível, até ser eliminada a exigência de limite mínimo para a TED, em 13 de janeiro deste ano. Walter Farias lembra que também houve crescimento maciço na utilização dos cartões. "É mais fácil usar o cartão, tanto de crédito quanto de débito, do que passar um cheque e correr o risco de falsificação", observa.
O economista Gilberto Braga, professor de finanças da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec, concorda que o cheque traz riscos superiores aos das opções mais modernas. Ele lembra que a segurança dos cartões de crédito e débito tem melhorado. "À medida que o tempo passa, o cartão vai ficando mais seguro, são colocados mais mecanismos de proteção", comenta, citando a introdução do chip. Braga ressalta outras melhorias que influem no conforto e na satisfação dos usuários. "Pode-se usar crédito e débito no mesmo cartão. Antes, tinha que levantar para digitar a senha, hoje [a máquina de ler cartões] é portátil", diz. Para ele, por tudo isso, o dinheiro de plástico é uma tendência "irreversível".
Mesmo assim, tanto Gilberto Braga quanto Walter Farias acreditam que o cheque continuará existindo. "Na verdade, o cheque nunca vai morrer. Mas vai ser usado só para grandes transações, em que forem requeridas as formalizações do pagamento. Por exemplo, uma compra e venda de imóvel em que você quer constar na escritura [que foi feito o pagamento]. O cheque você escaneia, copia. Existe uma cultura jurídica dele como meio de pagamento. Uma transferência em dinheiro não deixa evidência muito clara", comenta Braga.
Walter Farias ressalta que países avançados em transações eletrônicas continuam utilizando o cheque. "Se você pegar países mais desenvolvidos que o Brasil em termos dessas transações, eles usam muito ainda. Não acredito que venha a ser extinto", comenta. Apesar da queda acentuada na utilização do dinheiro de papel em 20 anos, ele acredita que, de um ano para outro, os números tendem a ser mais equilibrados. Entre 2014 e 2015, segundo a Febraban, a queda no número de cheques compensados ficou em 11%. 
ClickPB

sábado, 30 de janeiro de 2016

TRE prorroga biometria até 18 de março na Paraíba

tre-pb

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu prorrogar até o dia 18 de março o prazo para o recadastramento biométrico em 98 municípios do Estado. A decisão foi tomada na sessão ordinária realizada na manhã de hoje.
Na última quarta-feira (27), o TRE-PB anunciou que tinha alcançado o índice de 80,01% referente ao cadastramento de eleitores com biometria em 2015/2016 na Paraíba. O percentual corresponde a 728.471 eleitores nos 98 municípios do Estado.
Uma vez atingido esse índice de 80%, a corte poderia ter encerrado o processo, mas optou por mantê-lo até o dia 18 de março.
Na Paraíba, 98 municípios passam pelo cadastramento biométrico, são eles: ALAGOA NOVA, ALCANTIL, ALGODÃO DE JANDAÍRA, AMPARO, APARECIDA, ARAÇAGI, AREIA DE BARAÚNAS, AREIAL, ASSUNÇÃO, BANANEIRAS, BARRA DE SANTANA, BARRA DE SÃO MIGUEL, BAYEUX, BOA VENTURA , BOQUEIRÃO, BORBOREMA, CABACEIRAS, CACIMBA DE AREIA, CACIMBAS, CAJAZEIRINHAS, CAMALAÚ, CARAÚBAS, CATURITÉ, CONGO, COXIXOLA, CUBATI, CUITEGI, CURRAL DE CIMA, CURRAL VELHO, DESTERRO, DIAMANTE, DONA INÊS, ESPERANÇA, GUARABIRA, GURJÃO, IMACULADA, ITAPORANGA, JACARAÚ, JUAZEIRINHO, JUNCO DO SERIDÓ, LAGOA DE DENTRO, LAGOA, LASTRO, LIVRAMENTO, LUCENA, MÃE D´ÁGUA, MARIZÓPOLIS, MATINHAS, MATURÉIA, MONTADAS, MONTEIRO, NAZAREZINHO, OLIVEDOS, PARARI, PASSAGEM, PATOS, PAULISTA, PEDRA BRANCA, PEDRO RÉGIS, PILÕES, PILÕEZINHOS, POMBAL, QUIXABA, REMÍGIO, RIACHO DE SANTO ANTÔNIO, SALGADINHO, SANTA CRUZ, SANTA LUZIA, SANTA RITA, SANTA TERESINHA, SANTO ANDRÉ, SÃO BENTINHO, SÃO DOMINGOS DE POMBAL, SÃO DOMINGOS DO CARIRI, SÃO FRANCISCO, SÃO JOÃO DO CARIRI, SÃO JOÃO DO TIGRE, SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA, SÃO JOSÉ DE CAIANA, SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS, SÃO JOSÉ DO BONFIM, SÃO JOSÉ DO SABUGI, SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS, SÃO MAMEDE, SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA, SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO, SÃO VICENTE DO SERIDÓ, SERRA BRANCA, SERRA GRANDE, SOLEDADE, SOUSA, SUMÉ, TAPEROÁ, TEIXEIRA, TENÓRIO, VÁRZEA, VIEIRÓPOLIS e ZABELÊ.
PBhoje

Colisão com animal mata irmão de prefeita, em Itaporanga

Foi a segunda morte trágica somente nesta sexta-feira na região

Um trágico acidente vitimou fatalmente, o igaraciense identificado pelo nome de Edcarlos, de aproximadamente 50 anos, na noite desta sexta-feira (29), na Rodovia BR-361, na altura da Serra do Recanto, trecho que liga os municípios de Itaporanga e Piancó.

Segundo as informações colhidas pelo DOL, Edcarlos que é irmão da Prefeita de Igaracy, Deusaleide Jerônimo Leite, estava em uma motocicleta acompanhado de outra pessoa que saiu lesionada.

Eles colidiram com um animal que estava na rodovia. Edcarlos teve morte instantânea. Ele é ex-prestador de serviços do Hospital Distrital de Itaporanga.

A Polícia Militar cercou o local, porém o corpo só seria removido pela equipe do GEMOL. Essa é a segunda morte trágica somente nesta sexta-feira no Vale do Piancó.

Diamante Online

Homens fazem arrastão e causam em pânico em cidade do Sertão da Paraíba

A cidade de Paulista, no Sertão paraibano, foi alvo da ação de bandidos nos últimos dias, o que tem deixado a população apreensiva.
De acordo com informações, vários estabelecimentos comerciais foram assaltados entre a madrugada de quarta-feira (27) e a tarde de ontem (29).
Informações dão conta que só da noite da quarta-feira à madrugada do dia seguinte, três comerciantes tiveram pertences e dinheiro de seus empreendimentos roubados.
Na tarde dessa sexta-feira, clientes de um mercadinho, situado na zona rural do município, viveram momentos de pânico. Dois homens armados chegaram de moto ao estabelecimento, trajando roupas militares, e anunciaram o assalto.
De acordo com relatos de pessoas que estavam no local no momento do assalto, os criminosos eram bastante agressivos e a todo tempo ameaçavam as vítimas. Eles fugiram do local levando todo o dinheiro do caixa.
Os incidentes registrados nos últimos dias estão deixando os comerciantes e a população da cidade aflitos.
MaisPB

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Novo líder da oposição será anunciado após o carnaval

alpb

A oposição não definiu ainda o próximo líder da bancada, mas ao contrário do que acontece com o “blocão” formado por partido da base aliada do governo, o consenso poderá prevalecer em meio aos oposicionistas. O deputado Renato Gadelha (PSC), atualmente ocupando o posto, garante que o tema está sendo discutido de forma consensual.
“Sem dúvidas, aqui não briga e respeita-se acordos. Portanto, entendo que essa é uma situação que vamos resolver em poucos minutos, inclusive sem trauma”, ressaltou o deputado Gadelha.
A decisão deverá ser encaminhada no próximo dia 16 de fevereiro, após as festividades do carnaval, conforme decisão tomada durante uma reunião realizada no começo desta semana. Alguns nomes chegaram a ser cogitados, entre eles do deputado Rainiery Paulino (PMDB), que chegou a admitir a possibilidade.
“É complicado, porque liderar uma bancada formada por deputados do PSDB não é uma coisa muito fácil para mim”, comentou Raniery ao lembrar que ele não se mistura com o grupo político comandado pelo senador Cássio Cunha Lima, “também com o atual governador (Ricardo Coutinho)”.
Nesta manhã de quinta-feira (28), o deputado Renato Gadelha destacou que a bancada que lidera ganhou fôlego no final de 2015. “Aconteceu depois do alerta para a realidade que estava sendo jogada para debaixo do tapete. Isto é muito ruim para a Paraíba”, declarou.
Paraíba.com

Padrasto é preso suspeito de estuprar e engravidar enteada de 12 anos, na Paraíba

Abusos aconteciam há cerca de um ano em um sítio da Zona Rural do município de Belém. Mãe da menor disse que não desconfiou dos abusos, mas pensou o crescimento da barriga da filha era por conta de lombriga.
Município de Belém, no Brejo paraibano
 homem de 37 anos foi detido, na quarta-feira (27), suspeito de estuprar e engravidar a própria enteada. Os abusos aconteciam há cerca de um ano em um sítio da Zona Rural do município de Belém, no Brejo paraibano, a 126 km de João Pessoa. Em outro caso, no município de Catolé do Rocha, Sertão paraibano, a 413 km da Capital, um jovem de 20 anos de idade foi preso suspeito de estuprar, no ano de 2013, uma adolescente de 13 anos. A menina sofria de problemas mentais.
No município de Belém, segundo o delegado Luiz Gonzaga, a polícia soube do caso após denúncia do Conselho Tutelar.

Durante depoimentos, segundo o delegado, a mãe da menor contou que notou o crescimento da barriga da filha, mas pensava que era lombriga.

“Recebemos a denúncia e iniciamos investigação. A mãe da menor disse que não desconfiou de nada, já que a menina e o padrasto não se falavam em casa. Ela contou que notou a barriga da menina crescer, mas pensou que fosse lombriga e levou a garota ao médico. Na consulta, o especialista confirmou a gravidez e foi ai que a menina falou sobre os abusos. Ouvimos a menor e, segundo ela, os estupros vinham acontecendo desde 2015, mas ela não soube precisar quantas vezes teria sido estuprada.”, disse o delegado.

Ainda segundo o delegado, a polícia convocou o homem para prestar depoimento. Ele confirmou os abusos sexuais, mas disse que a menina era quem o agarrava.

“Ele confirmou o relato da menina, mas disse que foram três relações sexuais e que era a vítima quem o agarrava para forçar o sexo. Não acreditamos e mesmo que fosse verdade isso não tiraria a culpa do crime. Ele também disse, e a menina confirmou, que a última relação havia acontecido há dois meses. Não pudemos relatar o crime como flagrante, mas o homem vai responder por estupro de vulnerável”, contou o delegado Luiz Gonzaga.

Após prestar depoimento o suspeito foi liberado por não ter sido pego em flagrante.

Preso por estupro em Catolé do Rocha

Já em Catolé do Rocha um jovem de 20 anos foi preso suspeito de ter estuprado, no ano de 2013, um jovem de 13 anos. A menina, segundo a polícia, sofria de problemas mentais.

De acordo com a Polícia Civil, após o crime o suspeito conseguiu fugir e passou cerca de dois anos foragido. Após investigações, policiais descobriram que o jovem havia voltado a morar em Catolé do Rocha e conseguiram localizá-lo na Zona Rural.

Preso, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento e, posteriormente, foi transferido para o presídio em Catolé do Rocha.
portalcorreio

PM reformado e irmão são presos com R$ 1,5 mi em cigarros contrabandeados

Delegado revelou que esta foi a maior apreensão de cigarros contrabandeados de Campina Grande e região; operação policial ocorreu após meses de investigação

Material era estocado em lava a jato de fachada
Um policial militar reformado e o irmão dele foram presos na cidade de Campina Grande, na tarde desta quinta-feira (28), após terem sido flagrados pela Polícia Civil, através de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos do município, com um carregamento de cerca de duas mil caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, que, segundo o delegado Cristiano Santana, valeria R$ 1,5 milhão, com cada caixa sendo vendida a R$ 800.


O flagrante foi feito no bairro da Dinamérica, na Zona Oeste de Campina Grande, em um lava a jato de fachada que, conforme o delegado, funcionava como um local para estocagem do material ilícito.

“A delegacia de Roubos e Furtos vinha investigando há meses uma quadrilha que vinha distribuindo cigarros contrabandeados na Paraíba e toda a logística envolvida. As investigações levaram até o lava a jato e, nesta quinta, os agentes identificaram a chegada do carregamento no local, deram voz de prisão e constataram que o material vinha do Paraguai”, disse Cristiano Santana. Ele acrescentou que a dupla confessou o crime e que outros membros da quadrilha são investigados.

Os detidos foram autuados pelo crime inafiançável de contrabando e serão direcionados para o Presídio Padrão de Campina Grande, onde aguardarão o andamento do processo judicial.

Cristiano Santana revelou que esta foi a maior apreensão de cigarros contrabandeados de Campina Grande e região. O material apreendido foi conduzido à Central de Polícia Civil da cidade, será periciado e, em seguida, será feita uma solicitação à Justiça em caráter de urgência para que seja incinerado.
portalcorreio


Estados e municípios poderão construir creches em escolas que já existem

Oferecer educação para crianças de até 5 anos será prioridade nos investimentos da União em estados e municípios, diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Crei Terezinha Vale das Palmeiras (Foto: Walla Santos)
Sem tempo hábil de construir prédios para creches e pré-escolas para atender a toda a demanda do país, o Ministério da Educação (MEC) oferece a estados e municípios a opção de construir espaços voltados para atender a crianças de 4 e 5 anos em escolas que já existem.
Por lei, pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil terá que incluir ainda este ano 600 mil crianças em pré-escolas.
"Disponibilizaremos módulos de ampliação mais baratos e que respondem rapidamente à necessidade de amplição das creches", afirma Mercadante, "O município que já tem a escola, rede de água, luz, poderá fazer um módulo a mais e atender às crianças", acrescenta. Dois modelos estarão disponíveis - um que atende a 48 alunos e é instalado em 60 dias e, outro,que  atende a 96 crianças e é executado em 90 dias.
Levantamento feito pela organização não governamental Todos Pela Educação mostra que, na última década, as crianças de 4 a 5 anos foram as que mais tiveram avanço no acesso à educação básica. O percentual de atendimento nessa faixa etária evoluiu de 72,5% em 2005, para 89,1% em 2014, o que representa uma variação de quase 17 pontos percentuais.
"A educação infantil será prioridade, ainda faltam creches e há o problema de acesso, colocar 600 mil crianças de 4 e 5 anos nas escolas em todas as prefeituras do Brasil", diz Mercadante.
Novo PAR
A construção de creches ou mesmo a ampliação das escolas deve constar no chamado Plano de Ações Articuladas (PAR), documento que norteia as transferências de recursos da União aos demais entes federados. O MEC lançou hoje (28) o novo sistema do PAR.
O plano é elaborado por gestores de estados e municípios e vale por quatro anos. O novo ciclo do PAR começa em 2016 e segue até 2019. "O plano é a bússola da relação entre o MEC e qualquer estado ou município. Toda relação tem que estar prevista no plano", afirma Mercadante.
Pelo novo modelo, o PAR passa a ser direcionado pelas regras previstas no PNE, lei sancionada em 2014 que prevê metas para melhorar a educação em dez anos.
No novo sistema, os gestores estaduais e municipais têm acesso detalhado a dados da rede de educação, formação de professores, prestação de contas e outros e podem acompanhar a evolução dos objetivos planejados. Para utilizar o sistema, os entes federados têm, no entanto, que ter aprovado o próprio plano de educação.
De acordo com o MEC, entre 2011 e 2015, mais de 5,5 mil municípios dos 27 estados brasileiros elaboraram o PAR. Foram investidos R$ 25 bilhões nesse período, na compra e distribuição de mobiliário, veículos escolares e tablets. Mais de 6,3 mil creches e mais 4,2 mil escolas de ensino fundamental e médio foram construídas.
clickpb

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Planalto admite vitória de Hugo Motta para a eleição da liderança do PMDB

planalto
O Palácio do Planalto já admite uma eventual vitória do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para a eleição da liderança do PMDB na Casa este ano. Mas, adotando uma estratégia diferente de articulações anteriores no trato com a base aliada, o Executivo não vai intervir em disputas a fim de buscar a pacificação na bancada peemedebista qualquer que seja o vencedor
O Planalto não quer melindrar o lado derrotado na disputa e, como consequência, reavivar a tensão no importante partido aliado às vésperas de uma definição na Câmara sobre a admissão do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Embora o núcleo duro do governo considere que a possibilidade de afastamento da petista perdeu força, o PMDB terá papel decisivo no desenlace do processo: oito das 65 cadeiras da Comissão Especial do impeachment. A posição da legenda tende a ter seguida por outras da base aliada.
Os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social) conversaram com Motta e Jaques Wagner (Casa Civil) deve fazer o mesmo em breve. A ideia, no caso de vitória do deputado aliado de Cunha vencer, é garantir desde logo o acesso ao peemedebista. A avaliação é a de que a eleição de Motta não seria “o fim do mundo”, segundo um assessor da presidente Dilma Rousseff.
Após as dificuldades da crise política de 2015, o governo pretende alcançar uma estabilidade mínima dentro da coalizão na Câmara para barrar o impeachment e tentar aprovar em 2016 propostas impopulares como a CPMF e uma reforma da Previdência.
A avaliação é que a eleição para líder da bancada peemedebista, a maior da Casa, com 67 deputados, será fundamental nessa estratégia. Por isso, o discurso é de não apoiar, seja em público ou nos bastidores, qualquer uma das candidaturas, a de Hugo Motta ou a do atual líder e candidato à reeleição, o governista Leonardo Picciani (RJ). “Não há nenhum sinal de intromissão do governo no processo”, disse Motta.
O grupo de Picciani avalia que o governo vem, de fato, se mantendo oficialmente neutro na eleição da bancada. No entanto, ao conservá-lo na interlocução das demandas dos peemedebistas da Câmara, o Planalto tem ajudado indiretamente Picciani a se cacifar como elo confiável entre o Executivo e os parlamentares, fazendo com que ele conquiste votos para sua recondução à liderança.
Picciani diz entender a posição do governo e não considera a postura oficial como sinal de abandono. “O governo não fará nenhum movimento brusco”, concluiu.

MÉDICA PARAIBANA DE CAMPINA GRANDE DESCOBRE A CAUSA DA MICROCEFALIA

A médica Adriana Melo tem 45 anos e trabalha há 16 no setor de medicina fetal do Isea, a principal maternidade pública de Campina Grande. Entre outubro e novembro do ano passado, compartilhou a angústia de duas pacientes grávidas de bebês que nasceriam com microcefalia. A ela a medicina deve o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a má formação do cérebro de milhares de crianças. Não é pouca coisa, nem foi fácil.

Desde agosto, médicos do Nordeste quebravam a cabeça para saber o que estava acontecendo, e a rede pública de Pernambuco alertou para a suspeita da conexão entre o vírus e a anomalia nos bebês. Adriana Melo suspeitou que se estava diante de um novo padrão de microcefalia: “Eu nunca tinha visto casos de destruição do cérebro dos fetos com tamanha virulência”.

Havia uma pista: todas as pacientes tiveram manchas vermelhas na pele e coceiras durante as primeiras semanas da gravidez. Quando a doutora Adriana começou sua caminhada, havia no mundo apenas a suspeita da relação entre casos de microcefalia e o zika. O vírus se tornara epidêmico na Polinésia em 2014. No Brasil, sabia-se apenas que o número de bebês que nasciam com essa anomalia vinha aumentando, sobretudo no Nordeste. O zika era visto ainda como uma modalidade branda de dengue.

O governo da Paraíba custeou a viagem das duas mulheres para serem examinadas em São Paulo, e em novembro, por iniciativa de Adriana Melo, a Fiocruz recebeu material colhido nas pacientes. Em poucos dias, bateu o martelo. Duas semanas depois, o Ministério da Saúde decretou uma emergência sanitária. Haviam-se passado três meses desde o aparecimento das primeiras suspeitas.

O sistema de vigilância epidemiológica nacional dormiu no ponto. Nada de novo. Quando Oswaldo Cruz, baseado em pesquisas americanas feitas em Cuba, quis combater a febre amarela atacando o Aedes aegypti, a burocracia da Saúde e alguns marqueses da medicina duvidaram dele. A febre era coisa do clima, logo, culpa do Padre Eterno. No caso da doutora Adriana Melo sucedia algo semelhante. Ela dizia algo novo, o zika tinha relação com casos de microcefalia, portanto o problema estaria no maldito do mosquito, nada a ver com a alimentação da mãe ou até mesmo com consumo de drogas.

Apesar da tonitruância da decretação de emergência (sem que se saiba o que isso significa na vida real), o Ministério da Saúde procura tranquilizar a população: nem todas as mulheres que tiveram zika terão bebês microcéfalos, assim como nem todos os Aedes aegypti que andam por aí transmitem zika. Tudo bem, mas em 2014 o Brasil teve 147 casos de microcefalia. Admita-se que esse número esteja contaminado por uma subnotificação, Fique-se com o dobro, seriam 294. Em apenas quatro meses, os casos suspeitos já chegaram a 3.893. Segundo a Fiocruz, os registros poderão chegar a 16 mil neste ano. A última desgraça envolvendo mulheres grávidas deu-se no século passado, quando gestantes que tomaram o remédio talidomida pariram bebês defeituosos. Em todo o mundo, afetou 10 mil nascituros num período de cerca de cinco anos.

Dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, o Ministério da Saúde baixou uma Diretriz para Estimulação Precoce para crianças que nascem com microcefalia. Ele relaciona-se com o Plano Viver Sem Limite e com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que por sua vez são contemporâneos do Programa de Aceleração do Crescimento. Fica combinado assim.

A doutora Adriana tem doutorado pela Unicamp, seu salário é de R$ 3.800 mensais por 20 horas de trabalho semanais. Com bonificações de produtividade pode chegar a R$ 6 mil. Mantém uma clínica privada onde ganha mais trabalhando menos. A maternidade do Isea só atende pelo SUS (sem segunda porta), e na equipe de medicina fetal há quatro médicos. Desde que ela saiu por aí para confirmar a relação entre o zika e a microcefalia, recebeu críticas, muxoxos e silêncios. Ajuda, só da prefeitura da cidade e do fabricante de equipamentos Samsung, que doou um aparelho de ultrassonografia à maternidade. A rede pública de Campina Grande (680 mil habitantes) não tem máquina de ressonância magnética. Quando lhe perguntam o que precisa para facilitar seu serviço no Isea, responde: “Recursos para pesquisas”.


Por Elio Gaspari
blogdoraulfigueiredo
A médica Adriana Melo tem 45 anos e trabalha há 16 no setor de medicina fetal do Isea, a principal maternidade pública de Campina Grande. Entre outubro e novembro do ano passado, compartilhou a angústia de duas pacientes grávidas de bebês que nasceriam com microcefalia. A ela a medicina deve o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a má formação do cérebro de milhares de crianças. Não é pouca coisa, nem foi fácil.

Desde agosto, médicos do Nordeste quebravam a cabeça para saber o que estava acontecendo, e a rede pública de Pernambuco alertou para a suspeita da conexão entre o vírus e a anomalia nos bebês. Adriana Melo suspeitou que se estava diante de um novo padrão de microcefalia: “Eu nunca tinha visto casos de destruição do cérebro dos fetos com tamanha virulência”.

Havia uma pista: todas as pacientes tiveram manchas vermelhas na pele e coceiras durante as primeiras semanas da gravidez. Quando a doutora Adriana começou sua caminhada, havia no mundo apenas a suspeita da relação entre casos de microcefalia e o zika. O vírus se tornara epidêmico na Polinésia em 2014. No Brasil, sabia-se apenas que o número de bebês que nasciam com essa anomalia vinha aumentando, sobretudo no Nordeste. O zika era visto ainda como uma modalidade branda de dengue.

O governo da Paraíba custeou a viagem das duas mulheres para serem examinadas em São Paulo, e em novembro, por iniciativa de Adriana Melo, a Fiocruz recebeu material colhido nas pacientes. Em poucos dias, bateu o martelo. Duas semanas depois, o Ministério da Saúde decretou uma emergência sanitária. Haviam-se passado três meses desde o aparecimento das primeiras suspeitas.

O sistema de vigilância epidemiológica nacional dormiu no ponto. Nada de novo. Quando Oswaldo Cruz, baseado em pesquisas americanas feitas em Cuba, quis combater a febre amarela atacando o Aedes aegypti, a burocracia da Saúde e alguns marqueses da medicina duvidaram dele. A febre era coisa do clima, logo, culpa do Padre Eterno. No caso da doutora Adriana Melo sucedia algo semelhante. Ela dizia algo novo, o zika tinha relação com casos de microcefalia, portanto o problema estaria no maldito do mosquito, nada a ver com a alimentação da mãe ou até mesmo com consumo de drogas.

Apesar da tonitruância da decretação de emergência (sem que se saiba o que isso significa na vida real), o Ministério da Saúde procura tranquilizar a população: nem todas as mulheres que tiveram zika terão bebês microcéfalos, assim como nem todos os Aedes aegypti que andam por aí transmitem zika. Tudo bem, mas em 2014 o Brasil teve 147 casos de microcefalia. Admita-se que esse número esteja contaminado por uma subnotificação, Fique-se com o dobro, seriam 294. Em apenas quatro meses, os casos suspeitos já chegaram a 3.893. Segundo a Fiocruz, os registros poderão chegar a 16 mil neste ano. A última desgraça envolvendo mulheres grávidas deu-se no século passado, quando gestantes que tomaram o remédio talidomida pariram bebês defeituosos. Em todo o mundo, afetou 10 mil nascituros num período de cerca de cinco anos.

Dentro do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, o Ministério da Saúde baixou uma Diretriz para Estimulação Precoce para crianças que nascem com microcefalia. Ele relaciona-se com o Plano Viver Sem Limite e com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que por sua vez são contemporâneos do Programa de Aceleração do Crescimento. Fica combinado assim.

A doutora Adriana tem doutorado pela Unicamp, seu salário é de R$ 3.800 mensais por 20 horas de trabalho semanais. Com bonificações de produtividade pode chegar a R$ 6 mil. Mantém uma clínica privada onde ganha mais trabalhando menos. A maternidade do Isea só atende pelo SUS (sem segunda porta), e na equipe de medicina fetal há quatro médicos. Desde que ela saiu por aí para confirmar a relação entre o zika e a microcefalia, recebeu críticas, muxoxos e silêncios. Ajuda, só da prefeitura da cidade e do fabricante de equipamentos Samsung, que doou um aparelho de ultrassonografia à maternidade. A rede pública de Campina Grande (680 mil habitantes) não tem máquina de ressonância magnética. Quando lhe perguntam o que precisa para facilitar seu serviço no Isea, responde: “Recursos para pesquisas”.


Por Elio Gaspari
blogdoraulfigueiredo

PMDB confirma visita de Michel Temer à Paraíba nesta sexta

michel temer
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, estará na Paraíba, no próxima sexta-feira (29), para referendar a pré-candidatura do deputado federal, Manoel Júnior (PMDB), a prefeito de João Pessoa nas eleições municipais deste ano, e estimular os demais pré-candidatos do partido no Estado.
A informação foi confirmada pelo próprio deputado Manoel Júnior, que é também presidente do diretório municipal do PMDB em João Pessoa.
Segundo ele, as 09h00 Temer concederá entrevista coletiva a imprensa na sede do PMDB, localizada na Rua Duarte da Silveira, centro de João Pessoa, e, em seguida, se reunirá com os pré-candidatos, lideranças e convencionais do partido.
Temer atende convite do próprio deputado e do presidente estadual do PMDB, José Maranhão.
O deputado ressalta que a vinda do vice-presidente da República a João Pessoa simboliza atenção e respeito com o PMDB e a sociedade paraibana.  “A Paraíba será um dos primeiros estados visitados por Temer em 2016. Isso demonstra respeito do nosso presidente com o Estado”, sustentou.
Cristiano Teixeira – MaisPB

Municípios poderão demitir mais de 100 mil servidores

A União Brasileira de Municípios (Ubam), enviou documento ao Palácio do Planalto, expondo a gravíssima situação das prefeituras e pedindo um repasse emergencial de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para serem creditados no dia 10 de fevereiro, objetivando atenuar o descontrole financeiro que enfrentam as 5.564 prefeituras de todo país, tendo em vista a crise econômica e as baixas significativas nas transferências constitucionais, as quais registram uma diminuição em torno de 30% em relação a 2015.
 
Segundo o presidente da Ubam, Leonardo Santana, os municípios enfrentam o pior momento de sua história, com o agravamento de uma crise que não começou agora mais que vem atingindo os menores entes da federação há mais de 10 anos, desde o lançamento de programas de desoneração fiscal, que serviram para beneficiar as grandes indústrias, levando o caos administrativo para as prefeituras municipais, que perderam mais de 120 bilhões. 
 
No documento enviado a presidente Dilma, a Ubam lamenta a grande falha do governo da União na condução do pacto federativo, permitindo o desmantelo da maquina administrativa municipal e sua impotência frente as demandas crescentes na saúde, educação e bem estar da população, aumentando significativamente os índices de pobreza absoluta, marginalidade e violência generalizada entre os mais jovens.
 
"A maioria dos pequenos municípios tiveram contas zeradas por saques atribuídos ao INSS, causando um verdadeiro tisunami nas contas públicas, obrigando prefeitos a demitirem, diminuírem o horário de atendimento a população, paralisado obras, deixando de pagar contas de água e luz, além de muitos não terem como repassar o duodécimo das câmaras municipais. Isso é uma vergonha nacional para o governo da União". 
 
Leonardo garantiu também que centenas de prefeitos estão a ponto de não disputarem a reeleição e nem participarem do processo eleitoral, por entenderem que a prefeituras se tornarão ingovernáveis, fazendo com que homens sérios que ingressaram na política, saiam endividados e doentes, devido o stress da função e a incapacidade financeira de atender o mais carentes. 
 
Dados da CNM
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi em 2008, com a evolução da crise econômica mundial, que o governo federal começou a desenvolver políticas para estimular a economia brasileira. A desoneração do IPI e do IR foi uma das estratégias adotadas, o que afetou diretamente as contas municipais. Os dois impostos compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recurso das pequenas cidades, lembra a CNM.
 
De acordo com o material publicado pela entidade, os Municípios de São Paulo foram os mais prejudicados. O impacto das desonerações dos dois impostos no período de 2008 a 2014 chega a R$ 16,1 bilhões. Em segundo lugar aparecem os Municípios mineiros com uma perda de R$ 15,9 bilhões. Na terceira posição ficam as cidades da Bahia com impacto de aproximadamente R$ 11 bilhões. 
 
Plenária de Prefeitos no Congresso
O presidente da Ubam destacou também a necessidade de se realizar uma grande plenária de prefeitos durante a abertura dos trabalhos do congresso nacional, para que se sensibilizem os parlamentares, evitando um caos social ainda maior, se o governo federal não socorrer os municípios. Pois, segundo ele: “os municípios não têm nada a ver com o descontrole moral e financeiro do governo, não sendo obrigado a pagar por concessões insuportáveis que quase destruíram o país”. 
 
 “Estivemos presentes em reuniões de vários consórcios municipais, constatando uma revolta crescente dos prefeitos, que lamentam não poderem continuar pagando o funcionalismo público, restando única alternativa de demitir em massa, o que poderá desempregar mais de 100 mil servidores em todo país, para não serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de serem obrigado a pagar multas”. Disse o presidente da Ubam. (Com Ascom - Ubam)

AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO, SEGUNDO O RANKING

A lista das 50 cidades mais violentas do mundo – divulgada, anualmente, pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, do México – leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes e inclui apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais, publicado no site G1.

Foram excluídos países que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque.
No entanto, o que mais preocupa é o aumento das cidades brasileiras entre as 50 mais violentas do mundo.

São 21 as brasileiras, que é o maior número de qualquer País.
R. Eu só ficarei satisfeito quando nós ultrapassarmos Caracas, a capital da Venezuela bolivariana, sonho de regime de todo zisquerdista banânico.

Temos que chegar ao topo, à medalha de ouro, ao primeiro lugar!

OBS - Das 21 cidades brasileiras, doze (mais da metade) são do Nordeste e duas, são paraibanas. Belo Recorde.

E vamos à lista que você nos mandou:
1° – Caracas (Venezuela) – 119.87 homicídios/100 mil habitantes
2° – San Pedro Sula (Honduras) – 111.03
3° – San Salvador (El Salvador) – 108.54
4° – Acapulco (México) – 104.73
5° – Maturín (Venezuela) – 86.45
6° – Distrito Central (Honduras) – 73.51
7° – Valencia (Venezuela) – 72.31
8° – Palmira (Colômbia) – 70.88
9° – Cidade do Cabo (África do Sul) – 65.53
10° – Cali (Colômbia) – 64.27
11° – Ciudad Guayana (Venezuela) – 62.33
12° – Fortaleza (Brasil) – 60.77
13° – Natal (Brasil) – 60.66
14° – Salvador e região metropolitana (Brasil) – 60.63
15° – ST. Louis (Estados Unidos) – 59.23
16° – João Pessoa; conurbação (Brasil) – 58.40

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Do Brasil, zika se espalha se espalha por mais de 20 países e deixa o mundo em alerta

A tendência, segundo aos autoridades, é que a epidemia siga se alastrando por várias regiões
 
A proliferação do zika vírus pelo mundo já é uma realidade que tem deixado em estado de alerta as principais autoridades sanitárias do planteta, como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). O assunto tem sido manchete nos principais jornais do mundo. 
Com base no Brasil, a doença está se espalhando para outras regiões tropicais e sub-tropicais propícias para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, vetor da zika, da chikungunya e da dengue. Nestes países, a maior parte da população não tem imunidade ao vírus, o que contribui ainda mais para a epidemia. 
A tendência, segundo especialistas, é que tal epidemia continue se alastrando e se torne endêmica (recorrente em períodos do ano) em alguns países como o Brasil e da América Latina.
A maior preocupação em relação ao zika é o fato de a doença estar relacionada à má-formação de bebês, que podem nascer com microcefalia por causa do contato do vírus com o feto. 
Não se sabe a exata atuação do zika no corpo humano e em que momento ocorre a infecção do feto, mas, tanto o governos, como o brasileiro, quanto a OMS confirmaram a relação entre a microcefalia e o zika.
A Opas, representante da OMS para a América Latina, até fez a recomendação para que as gestantes sejam "especialmente cuidadosas" antes de viagens para regiões afetadas pelo vírus e consultem um médico para receber as devidas orientações.
No Brasil são pelo menos 3.893 os casos de bebês que nasceram com a má-formação, segundo o Ministério da Saúde. O zika já é encontrado em 21 países da América Latina. E já está se multiplicando pela costa leste e região central dos Estados Unidos. 
Os únicos países dessas regiões que estão imunes ao vírus são o Chile e o Canadá, onde não há a presença de Aedes, por causa do inverno prolongado e das baixas temperaturas.
Falta de informação
As mazelas da doença têm obrigado as autoridades a darem declarações incomuns, o que as torna muitas vezes alvos de críticas. 
É o caso, por exemplo, do ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, que teve de se desculpar por ter afirmado que torcia para as mulheres pegarem zika antes da gravidez.
A preocupação maior ocorre nos países subdesenvolvidos, em que as mulheres não contam com um acesso adequado a métodos contraceptivos ou a cirurgias emergenciais de aborto e, ainda, são vítimas da falta de informação e da violência dos estupros.
Governos de países como Colômbia e El Salvador, já recomendaram oficialmente para que as mulheres adiem a gravidez. El Salvador foi ainda mais rígido, solicitando que o adiamento se prolongasse pelo menos até 2018.
Em Nova York, três pessoas, que viajaram há pouco para fora dos Estados Unidos, foram diagnosticadas com o vírus zika. 
Na Europa, o Reino Unido já diagnosticou três casos. Na Espanha, duas mulheres de origem sul-americana contraíram o vírus, segundo autoridades da Catalunha. Portugal também já registrou a presença da doença. 
Em Israel, uma menina de dois anos foi diagnosticada com o zika vírus, após retornar de uma viagem à Colômbia, segundo o Ministério da Saúde israelense.
Passageiros do Brasil
Em trabalho divulgado pela conceituada revista britânica The Lancet, voltada à área médica, os autores apontam que algo em torno de 9,9 milhões de passageiros, em cerca de um ano, deixaram o Brasil. Segundo o estudo, há até 1,3 milhão de pessoas que foram contaminadas pelo zika no País.
Do total dos viajantes, 65% foram para outros países da América, 27% para a Europa, e 5% para a Ásia - 3% não foram informados. A maior probabilidade de disseminação do vírus está em países em que o clima permanece quente durante boa parte do ano, como Itália, Estados Unidos e Argentina.
O zika vírus foi descoberto a partir de uma experiência e um macado rhesus, em 1947, na Floresta de Zika, Uganda, durante pesquisa sobre epidemia de febre amarela. Só foi isolado em seres humanos no ano de 1968, na Nigéria.
Até 2007, eram raras as ocorrências fora da África e do sudeste asiático, onde, a partir daquele ano, ocorreram epidemias na Ilha Yap (Micronésia), na ilha de Páscoa, nas Ilhas Cook , na Nova Caledônia e na região da Polinésia.
O vírus já foi isolado no esperma, mas faltam ainda confirmações para determinar se a transmissão sexual também caracteriza a doença.
Até há pouco tempo, a tese mais disseminada era de que o vírus teria chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de futebol, em 2014.
Mas, segundo a infectologista Rosana Richtmann, membro do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Ministério da Saúde e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, é mais provável que o vírus tenha entrado no País em agosto de 2014, durante o Mundial de Canoagem Va'a (polinésia), no Rio de Janeiro, onde se iniciou a atual epidemia que assusta.
R7

Polícia descobre que Moisés mandou matar Cláudio Arruda para se livrar de uma dívida de 3 mil reais




A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios da Capital, desvendou, em menos de 24 horas, o fato que culminou com o assassinato do corretor de imóveis Cláudio Cavalcanti de Arruda Filho, ocorrido nessa segunda-feira (25) na loja Moisés Bicicletas, no bairro do Rangel, em João Pessoa. Segundo o delegado Pedro Ivo, o mandante do crime foi o próprio dono da loja, Moisés Macedo Cordeiro, 46 anos, que contratou Igor Mesquita, 33 anos, para simular um assalto e matar Cláudio Arruda.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26), os delegados Pedro Ivo e Luiz Cotrim, que comandaram as investigações, esclareceram que o crime ocorreu por causa de uma dívida no valor de R$ 11 mil e que Cláudio Arruda emprestava dinheiro a juros. “No próprio local do crime, o dono do estabelecimento, Moisés Macedo Cordeiro, caiu em contradição ao dizer que não tinha pago nenhum valor a Cláudio Arruda e logo em seguida informou que tinha repassado R$ 600,00 à vítima. Na verdade, Cláudio Arruda trabalhava emprestando dinheiro e a dívida de Moisés era de R$ 11 mil. Esses R$ 11 mil vinham sendo pagos com produtos da loja e Cláudio já tinha adquirido duas bicicletas elétricas e duas Mountain Bikes, restando R$ 3 mil a serem pagos por Moisés. Como as cobranças começaram a se intensificar, ele resolveu contratar Igor Mesquita e atrair Cláudio Arruda para a sua loja, onde a vítima foi assassinada”, revelou o delegado Pedro Ivo.
Já o delegado Luiz Cotrim explicou que, além de Igor Mesquita, também foram presos dois amigos dele, Jailton Gomes dos Santos, 28 anos, e Djalma Martins do Nascimento, 20 anos, que ficaram responsáveis por guardar a arma do crime em casa. “Depois que cometeu o crime, Igor passou a arma para um primo chamado Thiago, que ainda encontra-se foragido, e este passou para Jailton e Djalma, que levaram a arma – um revólver calibre 38 – e guardaram na casa de Djalma. A Polícia continua investigando para chegar ao outro suspeito, já que os três serão autuados por posse ilegal de arma. Quanto a Moisés Macedo Cordeiro, ele será autuado por homicídio e autor intelectual do crime, e Igor Mesquita será autuado por homicídio e tráfico de drogas, já que na casa dele foram encontradas várias pedras de crack prontas para a comercialização”, explicou.
Ainda segundo as autoridades policiais, Igor Mesquita confessou ser o autor dos disparos e disse que foi contratado por Moisés para praticar o crime. “Ele não revelou quanto ganharia para cometer o crime, apenas que receberia alguma coisa em troca, sem especificar valores. De acordo com as investigações, o crime começou a ser planejado há cerca de três meses, quando houve uma discussão mais acirrada entre Cláudio e Moisés por causa da dívida”, disse o delegado Pedro Ivo.
“Com a conclusão das investigações, Igor será indiciado por homicídio e tráfico de drogas; Moisés será indiciado por homicídio e mandante do crime; Jailton e Djalma serão indiciados por posse ilegal de armas. Serão realizados os procedimentos legais e todos ficarão à disposição do Poder Judiciário”, concluiu o delegado Luiz Cotrim.
Blog do Tião Lucena

TCE convoca prefeitos para orientação de balancetes mensais


Arthur-Cunha-Lima-TCE
Representantes de todas as Prefeituras paraibanas vão se reunir, no dia 1º de fevereiro, a partir das 9 horas, no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuana, para receberem orientações acerca da elaboração dos balancetes mensais a serem encaminhados ao exame do Tribunal de Contas do Estado.
Após abertura feita pelo presidente Arthur Cunha Lima o encontro prosseguirá com explanações do auditor de contas públicas Ed Wilson Santana, chefe da Assessoria Técnica do TCE, acerca da matéria.
Em ofício circular, os prefeitos são informados de que a pauta do encontro, no Auditório do TCE, inclui a Resolução nº 08/2015 que altera dispositivos da Resolução Normativa TC 03/2014 atinente à remessa desses balancetes e a exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Também, à Resolução nº 11/2015, que dispõe sobre o funcionamento do processo e demais serviços eletrônicos no âmbito do Tribunal. O Sagres Captura 2016 e mudanças para 2017 serão assuntos discutidos, igualmente, na ocasião.
PBhoje

Contaminação do zika vírus por relações sexuais é investigada pela OMS

vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga a possibilidade de que o zika vírus esteja sendo transmitido em relações sexuais. Em uma declaração emitida ontem em Genebra, a entidade ressaltou que novas pesquisas estão sendo feitas para determinar a dimensão do risco. “Zika foi isolado no sêmen humano e há um caso de possível transmissão sexual pessoa a pessoa descrito”, indicou a OMS. “Entretanto, mais evidências são necessárias para confirmar se o contato sexual é um meio de transmissão do vírus”, afirmou a entidade.
Outra opção que é estudada pela OMS é a transmissão por sangue. “Zika pode ser transmitido por sangue, mas esse é um mecanismo pouco frequente.”
 Microcefalia
O principal temor da OMS ainda reside na possível ligação entre a infecção e a microcefalia, disse a diretora-geral, Margaret Chan. “Os indícios são preocupantes”, apontou, alertando ainda que sintomas neurológicos também têm sido registrados. “Pesquisas estão sendo feitas neste momento para tirar mais evidências sobre essa transmissão e entender melhor como o vírus afeta os bebês.”
Apesar disso, a OMS insiste que não há indícios de transmissão pelo leite materno e apela para que as mães continuem amamentando. No que se refere às grávidas, a entidade em Genebra pede que as mulheres sejam “cuidadosas” e visitem os médicos antes de viajar para regiões afetadas. Mas não faz nenhum tipo de recomendação sobre adiar gravidez. A recomendação oficial é combater o mosquito e usar repelente e roupas longas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ricardo Coutinho edita MP suspendendo reajuste de servidores na Paraíba

Governador Ricardo Coutinho e o secretário de Finanças, Tárcio Pessoa
Governador Ricardo Coutinho e o secretário de Finanças, Tárcio Pessoa
A edição do Diário Oficial desta terça-feira (26) traz Medida Provisória assinada pelo Governador Ricardo Coutinho suspendendo os reajustes das remunerações e subsídios dos servidores ativos civis e militares da administração direta e indireta, inclusive dos proventos dos servidores inativos e pensionistas.
De acordo com o ato do governo, os servidores ficarão sem o reajuste até que as transferências de recursos federais e a arrecadação fiscal sejam normalizadas e possibilitem ao Estado revisar as remunerações dos servidores.
Também ficam suspensos os reajustes de gratificações, adicional, abono, verba de representação, valores pagos a título de quinquênios ou anuênios e as promoções e progressões funcionais previstas em lei para todas as categorias de servidores civis e militares, salvo as decorrentes do ingresso do servidor na inatividade.
A medida porém, assegura a aplicação do reajuste do novo salário mínimo e  dos pisos salariais de categorias profissionais nacionalmente unificados por lei.
A lei que estabelece a data-base dos servidores estaduais prevê o reajuste salarial no mês de janeiro.

diario oficial                                                                     
                                                                                                                                                     MaisPB

Prefeitura de Itaporanga retifica Concurso Público com 140 vagas O prazo deste Concurso Público é de dois anos e pode ser prorrogado.







Sede da Prefeitura Municipal de Itaporanga  (Foto: Autor desconhecido)
A Prefeitura de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, abriu edital para concurso público de servidores e cadastro de reserva da cidade. Ao todo são oferecidas 140 vagas e os salários variam de R$ 945 e R$ 1.582.

As inscrições foram abertas no último dia 11 e vão até o dia 12 de fevereiro.  A taxa de inscrição para os níveis médio e técnico custa R$ 50. Já para o nível superior o custo é de R$ 75.

Está retificado o Concurso Público da Prefeitura de Itaporanga. Há mudança no cronograma, em relação ao período para solicitação de isenção da taxa.

Os detalhes podem ser conferidos no documento disponível em nosso site.

Os cargos destinados à candidatos com Ensino Médio/ Técnico são Agente Comunitário de Saúde (4), Agente de Desenvolvimento Rural (1), Agente Municipal de Trânsito (6), Assistente Administrativo (16), Assistente de Gabinete Dentário (1), Facilitador (5), Fiscal de Obras e Serviços Urbanos (4), Monitor (5), Técnico em Agropecuária (2), Técnico em Enfermagem (12), Técnico em Informática (3), Técnico em Laboratório (2), Técnico em Radiologia (1) e Técnico em Segurança do Trabalho (1).

Já as demais funções exigem o Nível Superior, são elas: Advogado (1); Agente de Desenvolvimento (1); Assistente Social (4); Auditor de Tributos Municipais (1); Bibliotecário (1); Biomédico (2); Educador Social - Educador Físico (2); Enfermeiro (5); Engenheiro Agrônomo (1); Engenheiro Civil (2); Farmacêutico (4); Fiscal de Tributos Municipais (1); Fisioterapeuta (3); Fonoaudiólogo (2); Médico (9); Médico-veterinário (1); Nutricionista (2); Odontólogo (1); Orientador Educacional (1); Pedagogo (3); Professores de Educação Infantil (10), Ensino Fundamental I (10), Ensino Fundamental II - Artes (1), Ciências (2) e Educação Física (2); Psicólogo (4); Psicopedagogo (1).

Dentro do total de oportunidades, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Os salários variam entre R$ 945,00 a R$ 1.582,00 por mês, correspondentes a jornadas semanais de trabalho de até 40h.

Acesse o site www.contemaxconsultoria.com.br e faça a sua inscrição até 12 de fevereiro de 2016. Por meio de boleto bancário é preciso pagar a taxa de participação de R$ 50,00 a R$ 75,00.

Para classificar os candidatos haverá Avaliação de Conhecimentos (Prova Objetiva) e de Títulos, além de Curso de Qualificação Básica, de acordo com cada cargo. O primeiro teste está previsto para ser aplicado em 13 de março de 2016.

O prazo deste Concurso Público é de dois anos e pode ser prorrogado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

TJPB julga mais de mil processos de improbidade e fraudes em licitações

Mas de mil processos relativos a crimes contra a administração pública, atos de improbidade administrativa e de fraudes em licitações deverão ser julgados este ano pelo Poder Judiciário paraibano, envolvendo pelo menos três mil réus, dentre eles prefeitos, vereadores, servidores públicos, empresários e ex-gestores.

Os processos fazem parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o julgamento dos processos desta natureza que foram distribuídos até dezembro de 2014. 

Eles serão analisados por um grupo de juízes e servidores que atuam em regime especial, coordenado pelo magistrado Aluízio Bezerra Filho e que tem como gestor o desembargador Leandro dos Santos.


Em 2015, o grupo não só deu cumprimento à Meta, como ultrapassou o número inicialmente previsto, chegando a 111% de processos julgados, já que fechou o ano julgando 351 ações, cujas sentenças foram apresentadas em cinco lotes.
Jornal Correio da Paraíba

Empresário é morto a tiros por motoqueiros em oficina de bikes

Corpo do empresário (com rosto borrado por software de edição de imagens)
Corpo do empresário (com rosto borrado por software de edição de imagens)

O empresário e corretor de imóveis Cláudio Arruda foi assassinado a tiros, no começo da tarde desta segunda-feira, no bairro do Rangel, em João Pessoa.

Ele teria estacionado sua picape em frente a uma oficina de conserto de bicicletas, quando foi morto por dois homens em uma motocicleta.
Claudio Arruda era casado e deixa duas filhas. O empresário também deixa dois outros filhos (uma menina e um menino) de um casamento anterior.
Ainda não há pistas dos dois homens, que fugiram em uma motocicleta. Policiais acreditam em tentativa de assalto, mas não descartam a possibilidade de crime por execução.

Cláudio Arruda deixa quatro filhos
Cláudio Arruda deixa quatro filhos

















 
MaisPB